terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quarto dia em Paris: 4a parte – Chega de Louvre


Depois de tanta cultura, qual o melhor programa para se fazer?
Errou, se pensou em compras. É continuar desvendando essa cidade fantástica.
Seguimos para o vizinho Palais Royal, e seu adjacente jardim.
O Palais Royal foi encomendado pelo Cardeal Richelieu e foi concluído em 1629. Passou a ser propriedade da Coroa Francesa apartir de 1642, doado pelo próprio cardeal antes de sua morte. Hoje o palácio abriga o Conselho de Estado, o Ministério da Cultura.


Certamente o mais interessante desse local é o jardim de 225 x 90 metros, repleto de flores e bancos agradáveis para recompor as energias.
Quando eu estava tirando a foto acima, achava que estava sendo super-original. Pena que vi tantas fotos parecidas na internet depois. E na época, minha máquina era de filmes: ou seja, tiro no escuro total. Se fosse uma digital teria ficado melhor.
Mais um trecho de metrô e estávamos em outro local agradável da cidade: O Jardin des Plantes.
Este parque foi aberto ao público em 1640 e abriga o Museu de História Natural e Zoológico. Nós não visitamos esses lugares, só passeamos à toa por entre as alamedas de canteiros floridos e árvores grandiosas, como este cedro do Líbano, plantando em 1734. (foto abaixo)



Enfim, os 4 dias de Paris se foram... Dormimos a última noite na cidade, e no dia seguinte partimos para uma nova aventura: pegar o carro alugado e seguir viagem rumo ao interior da França. Próxima parada: Versailles.

Volto aqui depois do dia 12 de outubro. Motivo: Férias!