terça-feira, 10 de novembro de 2009

6º Dia – Vale do Loire – Chaumont

A primeira coisa que fiz naquele domingo foi abrir a janela. Estava sol. Para mim, aquilo fazia uma grande diferença na época: como adoro tirar fotos, eu ficava (ficava, no pretérito) meio mal humorado com tempo ruim. Mas o mau humor nem chegou perto: após um café agradável saímos para explorar a região, bem cedo. Eu já tinha uma idéia do que veríamos (óbvio): as cidades de Amboise, Blois, o Château de Chambord, e se fosse possível, Chenoceaux.
Paramos em um vilarejo muito charmoso, chamado Chaumont-sur-Loire, a 16km de Amboise. O Château de Chaumont está ali perto, em cima de uma colina. Resolvemos conhecê-lo, mesmo não estando no roteiro (não sou tão 'engessado' assim...). Foi nossa primeira parada e já ficamos de queixo caído com a beleza do lugar.
O castelo foi construído em fins do século XV e foi propriedade de Catarina de Médici e de sua rival Diane de Poitiers.
Vemos na construção todas as características da arquitetura militar: fosso, ponte levadiça e torreões. Estão misturados detalhes góticos e renascentistas, combinação freqüente nos castelos do Vale do Loire.


Há uma bela vista do rio Loire apartir do pátio do castelo. Os interiores são muito interessantes e repletos de mobiliário de época.

Diz-se que Nostradamus passou por aqui, bem como Benjamin Franklin, que chegou a ficar hospedado no castelo.
Veja aqui uma bela foto do castelo.