segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

7º Dia – Vale do Loire – Villandry

Mais 10 quilômetros e chegamos ao Château de Villandry, famoso pelos seus jardins. O dia de repente ficou nublado e feio. Lembro-me de ter ficado chateado com isso, pois ficava imaginando as fotos que eu tiraria naquele lugar se houvesse um belo céu azul... Que besteira... Visitar um lugar e ver, com os próprios olhos, deveria ser o bastante não? E ficar chateado em viagens é perder um tempo impagável.

Mesmo assim, os verdes intensos, os rosas e os vermelhos dos jardins foram suficientes para boas fotos, e para me deixar de queixo caído.

O lugar é fantástico. Os 40.000 m2 de jardins são divididos em 3 partes: "Le Potager" (jardim da cozinha), é um mosaico composto por 9 grandes quadros, cada qual com seu intricado desenho. (foto acima)

São mais de 40 espécies de verduras e vegetais formando padrões de cores e texturas muito interessantes e criativos. No centro da cada um desses quadros há uma fonte e nos cruzamentos das alamedas que os separam há quatro caramanchões.

O "Jardin d'ornement" (jardim do ornamento) fica em um platô elevado e tem belíssimos arranjos cheios de simbolismo, podendo ser apreciados com clareza apartir dos terraços e da torre do château. Alguns desses arranjos representam o amor: são corações apaixonados em rosa, separados por chamas ardentes, partidos em confusão, e destruídos por lâminas em vermelho.



O "Jardin d'eau" (jardim da água), possui um lago de 3.000 m2 que abastece todo o complexo. Veja a foto abaixo.

Álias, todo esse complexo exige o trabalho ininterrupto de 13 jardineiros que cuidam dos 52 km lineares de canteiros e floreiras, desenhados pelo médico espanhol Joachim Carvallo, em 1906.

O château foi construído em estilo Renascença no século XVI. De uma antiga fortaleza medieval foram mantidas apenas as fundações e a torre de menagem, que hoje funciona como um mirante que proporciona vistas esplendidas dos jardins da propriedade.
Visite o site oficial do Château.
Aqui, você encontrará boas informações em português.
E aqui, uma foto aérea dos jardins e do castelo.
No próximo post, chegaremos à cidade de Poitiers.