quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

9º dia – Sarlat-Carcassone / Parada em Rocamadour


Seguimos para Rocamadour, um lugar simplesmente fantástico, cheio de histórias e um passado de altos e baixos. Rocamadour fica a 535 km de Paris e a 67 km de Sarlat, onde havíamos passado nossa última noite.


Este vilarejo se desenvolveu numa encosta rochosa do vale Alzou, onde foi encontrado o corpo de Saint Amadour, em 1166. A descoberta desencadeou uma série de 126 milagres, anunciados pelo sino na Chapelle de Notre Dame.
Tais fatos levaram Rocamadour a tornar-se um dos centros de peregrinações mais visitados da Europa, pelo menos por 200 anos. O vilarejo atravessou os séculos sob a ameaça das Cruzadas, da Guerra dos 100 anos, da queda de uma grande rocha em 1476, da pilhagem dos Huguenotes em 1562, e chegou ao século XIX seriamente danificada e abandonada.
Um padre parisiense, supostamente curado por um milagre em Rocamadour, prometeu resgatar as peregrinações e reabilitar o santuário, formado por sete capelas e igrejas. Juntamente com o abade e arquiteto Jean Baptiste Chevalt, esse padre assumiu o extensivo trabalho de restauração iniciado em 1856 e que durou cerca de 16 anos.
Rocamadour ainda atrai milhares de visitantes e é a manifestação física da espiritualidade do homem, que não poderia ter criado e recriado algo tão grandioso, se não fosse movido unicamente pela paixão.

Na foto acima, repare na torre de vigia do castelo lá no alto. É possível subir lá e tirar fotografias incriveis e se divertir com a vertigem ao se debruçar para olhar os telhadinhos a 150 metros de altura.


Na foto acima, a Chapelle de Saint Anne e a Chapelle de Saint Blaise, que são apenas duas entre as 7 construções religiosas existentes neste pátio, o coração do vilarejo, onde foi encontrado o corpo do santo.

O Castelo no alto do penhasco foi construído no século XIX, incorporando as antigas muralhas do século XIV.

Ficamos lá apenas por algumas horas e seguimos viagem.

Veja belas fotos selecionadas na Internet:
Foto 1

Um comentário: