terça-feira, 12 de janeiro de 2010

8º Dia – Chegada em Sarlat

Sarlat-la-Caneda é uma das muitas cidades charmosas da região da França conhecida como Perigord Noir. Essa pequena cidade, que desenvolveu-se apartir do século IX, é até hoje um importante mercado regional, e suas especialidades são o fois gras e as trufas pretas. Eu nunca comi esses troços, mas o que nos atraiu a esta cidade foi o fato de estar extremamente bem preservada, com construções românicas, medievais e renascentistas espalhadas por vielas estreitas e encantadoras.
Chegamos em Sarlat à tarde, e fomos direto conhecer o centro histórico. Passear por aquelas ruas foi como voltar séculos no passado, porém a imaginação acabou indo até o futuro: inevitável pensar em passar alguns anos em um lugar assim, cheio de história e beleza. Não tenho antepassados franceses, mas tenho uma profunda admiração pela maneira como a história, a arte e a arquitetura foram conservadas neste país.

Visitamos a Cathédrale St Sacerdos, que começou a ser construída em 1505 e só foi finalizada 150 anos mais tarde. Seguimos até a Place de la Liberte, onde fica o prédio da prefeitura – um belo edifício do século XVII, com arcadas no térreo e uma singular torre com sino na cobertura. Esta praça abriga às quartas-feiras e aos sábados o famoso mercado ao ar livre da cidade, onde se podem encontrar todos os produtos típicos da região.

Continuamos caminhando aleatoriamente pelas ruelas, e em cada esquina que virávamos ficávamos admirados com o conjunto arquitetônico da cidade, todo em tom de pedra ocre. Atravessamos a Rue de la Republique, a única rua com passagem de veículos, e chegamos em uma viela que margeia um trecho ainda existente da antiga muralha medieval da cidade.


Enfim, pegamos o carro e fomos para o hotel próximo ao centro, que já estava reservado. Fizemos check-in e, mesmo exaustos (depois de 250km de estrada), conseguimos sair para ir jantar no centro histórico. Jantar romântico em uma cidade romântica e uma noite estrelada que nos indicava um dia seguinte ainda mais empolgante.
Visite o site oficial da cidade, onde há mapas e brochuras disponíveis para download.
Na página do wikipedia você poderá ver mais algumas fotos.
Nesta página, há mais fotos e dados interessantes.